TFG Online: ambiente para gestão eletrônica de Trabalhos Finais de Graduação

Autores

  • Eduardo Pavani Palharini Universidade Franciscana
  • Robertson Ebling dos Santos ER Sistemas/ER Clinic
  • Ana Paula Canal Universidade Franciscana
  • Ricardo Fröhlich da Silva Universidade Franciscana
  • Sylvio André Garcia Vieira Universidade Franciscana
  • Alexandre de Oliveira Zamberlan Universidade Franciscana https://orcid.org/0000-0002-9815-2031

DOI:

https://doi.org/10.37779/nt.v23i1.3994

Resumo

A gestão informatizada de Trabalhos Finais de Graduação agiliza os processos de submissão, avaliação e emissão de pareceres, pois há vários documentos a entregar, prazos a serem cumpridos, avaliações obedecendo critérios e feedbacks obrigatórios aos alunos. Ademais, promove mecanismos de busca de assuntos e/ou tecnologias trabalhadas em pesquisas conduzidas por alunos e seus orientadores. Por esse motivo, este trabalho apresenta o ambiente ou o portal Web construído e disponibilizado para a gestão de Trabalhos Finais de Graduação da Universidade Franciscana - UFN. Além disso, mostra funcionalidades das diversas visões e cenários de usuários, bem como as boas práticas utilizadas tanto na gestão do projeto, quanto na implementação do sistema. A metodologia SCRUM foi utilizada com o suporte da técnica Kanban para gestão de atividades, bem como as tecnologias frameworks Bootstrap e Django que estão associados à linguagem Python para desenvolvimento Web do sistema. O sistema encontra-se operacional para os cursos da área da Computação da UFN, com mais de 50 usuários ativos (coordenadores, professores orientadores/avaliadores e alunos), 17 submissões de trabalhos no curso de Ciência da Computação, 11 submissões em Jogos Digitais e 15 submissões em Sistemas de Informação. O sistema foi registrado no Instituto Nacional de Propriedade Industrial, sob o número BR512021000906-1 e os resultados podem ser visualizados em https://tfgonline.lapinf.ufn.edu.br.

Biografia do Autor

Alexandre de Oliveira Zamberlan, Universidade Franciscana

Possui graduação em Informática pela Unijuí - RS, especialização em Sistemas de Informação e Telemática pela UFRGS, mestrado em Ciência da Computação pela PUCRS e doutorado em Nanociências pela Universidade Franciscana (antigo Centro Universitário Franciscano) com ênfase em modelagem e simulação de biossistemas e nanomateriais pela abordagem de Sistemas Multiagentes. Além disso, é Professor dos cursos de Ciência da Computação, Jogos Digitais e Sistemas de Informação dessa instituição. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Inteligência Artificial, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria e modelagem de agentes e sistemas multiagentes; simulação multiagente em ambientes nanoparticulados; engenharia do conhecimento e sistemas de conhecimento.

Downloads

Publicado

2022-03-31

Como Citar

Palharini, E. P., dos Santos, R. E., Canal, A. P., da Silva, R. F., Vieira, S. A. G., & Zamberlan, A. de O. (2022). TFG Online: ambiente para gestão eletrônica de Trabalhos Finais de Graduação. Disciplinarum Scientia | Naturais E Tecnológicas, 23(1), 31–48. https://doi.org/10.37779/nt.v23i1.3994

Edição

Seção

Artigos