Síntese e caracterização de carvão ativo contendo nanopartículas de prata para utilização em equipamento de proteção respiratória

Letícia Saccol Togny, Fernando Dal Pont Morisso, Ana Paula Becker, Tiago Moreno Volkmer, Diogo Kramer Topolski

Resumo


A busca por informações e orientações quanto ao tipo e a utilização de equipamentos de proteção respiratória (EPR’S) está ampliando-se nas atividades laborativas que abrangem exposições biológicas. Podendo essas, ocasionarem doenças infectocontagiosas transmitidas por bactérias, fungos e vírus. Atualmente os EPR’S são confeccionados por camadas de tecidos não tecidos, conhecidos popularmente como TNT. Essas camadas são revestidas de carvão ativado (CA) para aumentar a adsorção superficial do material. Porém, estes EPR’S não protegem o usuário da exposição em caráter biológico, fazendo com que as bactérias ultrapassem o carvão ativado. Assim, neste trabalho objetiva-se incorporar nanopartículas de prata (NPAg) em uma malha de CA para obter o enriquecimento das propriedades no desempenho da adsorção de particulados e/ou bioaerossóis em ambientes laborais caracterizados biologicamente. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi obter uma malha de CA contendo NPAg e testar sua propriedade bactericida contra bactérias do tipo Staphylococcus aureus. A metodologia empregada permitiu a obtenção de uma malha de CA contendo as NPAg. Por Microscopia eletrônica de varredura verificou-se que o CA manteve a morfologia do tecido de algodão após os processos de carbonização e ativação. A síntese das NPAg com tamanho de cristalito de 30,9 nm foi confirmada por difração de raio X e EDS. Os CA’s contendo NPAg demonstraram uma maior capacidade de inibir a formação de biofilmes de bactérias do tipo Staphylococcus aureus.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.37779/nt.v22i2.3988

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM


 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.

Todos os custos são cobertos pelo Centro Universitário Franciscano.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.