Gestão estratégica para o desenvolvimento sustentável de florestas plantadas - estudo aplicado em Dois Vizinhos, Paraná, Brasil

Charles Costa Coelho, Bruna Pereira, Eleandro José Brun, Maria Madalena Santo da Silva, Flavia Gizele Konig Brun

Resumo


O propósito do trabalho foi avaliar variáveis quantitativas relacionadas às áreas plantadas e com potencial para novos plantios florestais, visando a criação de estratégias para o crescimento da cadeia produtiva de base florestal no município de Dois Vizinhos-Paraná. Com base em análise de imagem de satélite e avaliações in loco, foram estudadas todas as áreas e suas variáveis associadas. O município apresenta uma proporção maior de Área Potencial (AP), com 1.407,4 ha, sendo 0,98% maior do que a área de Floresta Plantada (FP) com 996,4 ha, em relação à área total do município. A classe FP-Eucalipto apresenta maior extensão de área, com 879,9 ha, seguido de FP-Pinus (80,4 ha) e FP-Erva-mate (36,1 ha). Na Classe AP, a que mais se destacou foi pastagem degradada (811,7 ha), seguida de AP-Capoeira (552,1 ha) e AP-Lavoura degradada (42,8 ha). Os produtores vêm investindo no setor florestal nos últimos anos, com grande foco em eucalipto, movido principalmente pelas agroindústrias regionais que demandam aporte de biomassa energética. Há um déficit de matéria prima para usos com maior valor agregado, sendo imprescindível a ampliação do potencial de fornecimento de madeira para estes e outros setores nos próximos anos.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.37779/nt.v22i1.3603

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM


 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.

Todos os custos são cobertos pelo Centro Universitário Franciscano.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.