Nanoparticulas de plga carregadas com curcumina: eficácia no tratamento do câncer de mama em modelos in vitro

Thatyana Cassol Poleze, Mariana Fernandes Ribeiro, Diulie Valente Souza, Ivana Zanella da Silva, Aline Ferreira Ourique, Michele Rorato Sagrillo

Resumo


O câncer é um dos tipos de doença mais incidentes no mundo, com números crescentes a cada ano. Dentre os mais comuns estão o câncer de próstata, pulmão, mama, cólon e reto com maior ocorrência no Brasil. Os tratamentos estabelecidos muitas vezes causam efeitos adversos indesejáveis aos pacientes, além disso, alguns agentes quimioterápicos possuem baixa seletividade celular podendo afetar células saudáveis. Pensando nisso, a busca por novas alternativas terapêuticas se faz de grande valia, dentre essas os produtos naturais, tem sido de grande interesse para minimizar os danos causados pelas terapias convencionais. Os benefícios da curcumina, polifenol proveniente da Curcuma longa, têm sido bastante discutidos em estudos relacionados ao tratamento de diversos tipos de cânceres. Porém, devido sua baixa solubilidade e fotosensibilidade, a biodisponibilidade da curcumina é limitada. O objetivo dessa revisão é descrever estudos recentes em que é utilizado nanopartículas de PLGA carregados com curcumina como alternativa para verificar seus efeitos no tratamento do câncer de mama, utilizando modelo de estudo in vitro. A base de dados utilizada foi Web of Science, com trabalhos publicados ao longo dos anos, resultando em um total de 28 artigos, dos quais 12 se encaixaram nos critérios propostos. Diante dos resultados encontrados na literatura, é possível concluir que o uso de nanopartículas poliméricas utilizando PLGA tem demonstrado resultados eficientes nos ensaios in vitro com diversas linhagens celulares de câncer de mama gerando grande interesse para pesquisas futuras utilizando outros modelos experimentais.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.37779/nt.v21i3.3555

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM


 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.

Todos os custos são cobertos pelo Centro Universitário Franciscano.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.