Relato de experiência: práticas de Engenharia Biomédica voltadas a segurança de pacientes e profissionais de saúde

Helena Oliveira Bertolino, Karla Cristiane Oliveira Silva, Fernando Mariano Bayer, Leandro Welter Caetano, Júlia Vaz Schultz, Maria Isabel Veras Orselli, Liliane Alves Pereira, Luiz Fernando Rodrigues Junior

Resumo


Ao longo dos anos a Engenharia Biomédica vem demonstrando sua importância por meio de soluções tecnológicas para auxiliar profissionais da saúde no combate às doenças. Sua atuação é fundamental no ambiente hospitalar para realizar o gerenciamento das tecnologias em saúde desde a sua aquisição até o descarte. Sendo assim, o primeiro objetivo deste trabalho é realizar o Plano de Gerenciamento das Tecnologias em Saúde em um hospital de Santa Maria, a partir do levantamento do seu parque tecnológico. Com o surgimento da pandemia causada pelo Coronavírus, os profissionais da saúde se tornaram um grupo de risco específico, pois são expostos diretamente ao risco biológico durante o atendimento aos pacientes. Este cenário imprevisível fez com que os hospitais se adaptassem o mais rápido possível dentro das suas condições, manifestando uma deficiência do Setor Saúde em garantir a segurança dos profissionais envolvidos Em razão disso, foi criado um grupo multidisciplinar com objetivo de desenvolver tecnologias para auxiliar e proteger os profissionais da saúde e indiretamente o paciente, de forma gratuita. E, apesar de terem sido criados neste contexto, os dispositivos produzidos serão capazes de continuar contribuindo no trabalho diário dos Estabelecimentos de Assistência à Saúde, protegendo os trabalhadores de outras doenças igualmente transmissíveis e contaminantes.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.37779/nt.v21i2.3499

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM


 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.

Todos os custos são cobertos pelo Centro Universitário Franciscano.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.