Síntese sol-gel do biovidro SiO2-P2O5-CaO-MgO para possíveis aplicações biomédicas envolvendo regeneração óssea

Daniel Moro Druzian, Vinícius Rodrgues Oviedo, Michele Rorato Sagrillo, Tiago Moreno Volkmer, Luiz Fernando Rodrigues Junior

Resumo


Este trabalho apresenta a síntese e caracterização do biovidro (BV) bioativo do sistema SiO2-P2O5-CaO-MgO com diferentes proporções de magnésio (1 e 4% molar), visando utilizar este material em implantes de estruturas ósseas envolvendo regeneração biológica. Amostras de biovidro sem e com magnésio foram obtidas pelo processo sol-gel e posteriormente foram tratadas termicamente a 600 °C pelo tempo de 120 minutos. Os BV foram caracterizados quanto as características estruturais e biológicas por ensaios de Difração de Raio-X, Espectroscopia no Infervermelho com Transformada de Fourier e Ensaio de Citotoxicidade. Os resultados demonstraram que o biovidro sintetizado apresentou estrutura amorfa para todas as composições estudadas nos ensaios citotóxicos todas as amostras apresentaram resultados satisfatórios, sendo que o BV contendo 4% Mg demonstrou um aumento de 15% na viabilidade celular, indicando que a incorporação de Mg pode melhorar a biocompatibilidade dos biovidros.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.37779/nt.v21i2.3496

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM


 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.

Todos os custos são cobertos pelo Centro Universitário Franciscano.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.