Fácil e rápida obtenção da celulose nanocristalina magnética

Franciele da Silva Bruckmann, Theodoro da Rosa Salles, Magna Tainar Walczak Reimann, Liana da Silva Fernandes, Ivana Zanella da Silva, Sergio Roberto Mortari, Cristiano Rodrigo Bohn Rhoden

Resumo


Nos últimos anos os polímeros têm se mostrado muito versáteis e, em virtude disso, inúmeros trabalhos na área científica vêm sendo realizados. A nanocelulose é um biopolímero de origem natural, obtida através de diferentes técnicas, sejam estas químicas, físicas ou biológicas. Entretanto, a literatura mostra-se deficiente de trabalhos que reportam a sua incorporação a nanopartículas magnéticas. Neste sentido, este trabalho teve como objetivo a obtenção fácil e rápida da celulose nanocristalina magnética, para posteriormente utilizá-la em diferentes aplicações, sejam estas tecnológicas ou biológicas. O uso desta metodologia mostrou-se eficaz na obtenção da celulose nanocristalina decorada com diferentes quantidades de ferrita (CNC.Fe3O4). Por meio das caracterizações foi possível verificar a presença da ferrita nas estruturas, bem como, constatar que as condições experimentais contribuíram com a diminuição do tamanho da partícula e do grau de cristalinidade das amostras.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.37779/nt.v21i2.3492

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM


 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.

Todos os custos são cobertos pelo Centro Universitário Franciscano.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.