Padronização de processos em indústria metalmecânica: calderaria, lavagem e tratamento de água residuária

Leandro Rodrigues Oviedo, Elson Ricardo Espig Dos Santos, Leandro Welter Caetano, Sandra Cadore Peixoto, William Leonardo Da Silva, Cristiano Rodrigo Bohn Rhoden

Resumo


O controle de qualidade de processos industriais é uma peça fundamental para o sucesso da Empresa. Uma das formas de garantir a qualidade de processos é por meio da padronização de atividades. Neste contexto, foram selecionados dois setores (lavagem e geração de vapor industrial) de uma indústria metalmecânica situada no município de Santa Maria-RS, para serem submetidas a melhorias. Para isso, foram elaborados Procedimentos Operacionais Padrões (POPs) referentes às atividades dos setores mencionados, de forma a garantir a padronização destas atividades locais (decapagem química, tratamento de água residuária de lavagem e operação de caldeira). Cabe dizer ainda que todos os POPs foram elaborados em dois formatos: um documento visual (anexado na forma de mural no respectivo setor) e outro na forma de documento eletrônico minucioso, armazenado em banco de dados da Empresa. Por fim, destacam-se os POPs como uma ferramenta bastante útil na padronização e melhoria contínua de processos.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.37779/nt.v21i2.3490

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM


 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.

Todos os custos são cobertos pelo Centro Universitário Franciscano.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.