A água em jogo: um recurso digital para ensinar e aprender

Autores

  • Sandra Cadore Peixoto Universidade Franciscana
  • Cristiano Rodrigo Bohn Rhoden Universidade Franciscana
  • Thais Scotti do Canto-Dorow Universidade Franciscana

DOI:

https://doi.org/10.37779/nt.v21i2.3480

Resumo

A destruição crescente dos recursos naturais em nosso Planeta tem exigido ações para incentivar o interesse e a responsabilidade dos estudantes acerca de problemas ambientais, em especial, sobre a importância da conservação de um bem precioso para o ser humano, que é a Água. Entre essas ações está a utilização de recursos didáticos, em âmbito educacional, destacando-se os jogos, simuladores, editores de texto, ferramentas de apresentação multimídia, entre outros. Este artigo apresenta uma iniciativa de docentes e discentes do curso de pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática e do curso de graduação em Engenharia Química, da Universidade Franciscana, e teve como objetivo construir e aplicar um jogo digital, denominado “Acqua”, visando sensibilizar estudantes da educação básica sobre a importância de conhecer sobre a água e sobre a preservação desse recurso. Para construção do jogo “Acqua” digital foi utilizado o aplicativo Kahoot, um serviço gratuito para PC. O jogo está integrado por dez perguntas de múltipla escolha, que devem ser respondidas em determinado tempo. Para ser testado, o link foi enviado para 13 participantes, na faixa etária de 6 a 10 anos. Por meio do relatório emitido pela plataforma Kahoot, foi possível verificar a classificação de cada jogador, a porcentagem das respostas corretas, questões sem resposta e a pontuação final. Os resultados também mostraram que nenhum dos jogadores obteve um score de 100% de acertos. A partir dessas informações observou-se as potencialidades e as fragilidades de cada jogador, relacionadas ao foco deste estudo, sinalizando situações, sobre o tema, que devem ser abordadas no ensino com mais profundidade.

Biografia do Autor

Sandra Cadore Peixoto, Universidade Franciscana

Área das Ciências Tecnológicas e Area de Ensino.    

Cristiano Rodrigo Bohn Rhoden, Universidade Franciscana

Área das Ciências Tecnológicas.  

Thais Scotti do Canto-Dorow, Universidade Franciscana

Área das Ciências Tecnológicas e Area de Ensino.

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Publicado

2021-01-12

Como Citar

Peixoto, S. C., Rhoden, C. R. B., & do Canto-Dorow, T. S. (2021). A água em jogo: um recurso digital para ensinar e aprender. Disciplinarum Scientia | Naturais E Tecnológicas, 21(2), 179–188. https://doi.org/10.37779/nt.v21i2.3480