A água em jogo: um recurso digital para ensinar e aprender
DOI:
https://doi.org/10.37779/nt.v21i2.3480Resumo
A destruição crescente dos recursos naturais em nosso Planeta tem exigido ações para incentivar o interesse e a responsabilidade dos estudantes acerca de problemas ambientais, em especial, sobre a importância da conservação de um bem precioso para o ser humano, que é a Água. Entre essas ações está a utilização de recursos didáticos, em âmbito educacional, destacando-se os jogos, simuladores, editores de texto, ferramentas de apresentação multimídia, entre outros. Este artigo apresenta uma iniciativa de docentes e discentes do curso de pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática e do curso de graduação em Engenharia Química, da Universidade Franciscana, e teve como objetivo construir e aplicar um jogo digital, denominado “Acqua”, visando sensibilizar estudantes da educação básica sobre a importância de conhecer sobre a água e sobre a preservação desse recurso. Para construção do jogo “Acqua” digital foi utilizado o aplicativo Kahoot, um serviço gratuito para PC. O jogo está integrado por dez perguntas de múltipla escolha, que devem ser respondidas em determinado tempo. Para ser testado, o link foi enviado para 13 participantes, na faixa etária de 6 a 10 anos. Por meio do relatório emitido pela plataforma Kahoot, foi possível verificar a classificação de cada jogador, a porcentagem das respostas corretas, questões sem resposta e a pontuação final. Os resultados também mostraram que nenhum dos jogadores obteve um score de 100% de acertos. A partir dessas informações observou-se as potencialidades e as fragilidades de cada jogador, relacionadas ao foco deste estudo, sinalizando situações, sobre o tema, que devem ser abordadas no ensino com mais profundidade.Downloads
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