Estudo e viabilidade do revestimento de sementes da soja no processo da germinação a partir do uso de polímero hidrogel de amido de milho

Vanessa Matte Cassol, Leonardo Fantinel, William Leonardo da Silva

Resumo


A agricultura é um dos setores que mais influencia na economia brasileira, destacando para a cultura da soja. As condições climáticas influenciam diretamente no desenvolvimento desta cultura, principalmente em relação a precipitações pluviométricas, visto que o excesso e/ou a falta de água podem prejudicar o desenvolvimento da soja. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo sintetizar um hidrogel superabsorvente e biodegradável para utilizar no revestimento de sementes de soja, a fim de regular a quantidade de água e disponibilizar um ambiente ideal para que a semente possa se desenvolver durante o processo de germinação. Inicialmente, obtiveram-se os hidrogéis de amido 10% (água/amido), com e sem liofilização/agitação magnética, seguido do ensaio de intumescimento. Em seguida, realizaram-se os ensaios de germinação com as sementes revestidas com os hidrogéis obtidos, comparando-os com um hidrogel. Em relação aos resultados, observou-se que o hidrogel liofilizado com agitação apresentou a melhor eficiência, em relação aos demais hidrogéis sintetizados, atingindo valores superiores a 1.000%, bem como um aumento na área específica e espessura e, assim um aumento na taxa de difusão intermolecular da água sob o hidrogel. Por conseguinte, o revestimento de sementes da soja com polímero hidrogel de amido de milho torna-se uma alternativa potencial na aplicação e melhoria do processo de germinação de grãos.


Texto completo:

PDF

Referências


https://doi.org/10.37779/dscnt.v21n1-008


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM


 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.

Todos os custos são cobertos pelo Centro Universitário Franciscano.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.