Poliminós no ensino de matemática do sexto ano: uma experiência baseada na investigação

Patrícia da Silva Lucas, Leandra Anversa Fioreze

Resumo


Este trabalho relata uma pesquisa baseada na utilização dos Poliminós, um quebra-cabeça geométrico constituído por figuras planas formadas pela justaposição de um número n de quadrados congruentes, de modo que pelo menos um quadrado permaneça conectado com todo o lado de outro quadrado. Por meio desta pesquisa, objetivamos responder de que maneira os Poliminós podem mobilizar alunos de sexto ano de Ensino Fundamental para a aprendizagem de áreas quadrangulares e identificação e reconhecimento de padrões. Foi elaborada e aplicada uma sequência de atividades de caráter exploratório-investigativa com alunos do sexto ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da rede municipal de Porto Alegre, tendo como metodologia de ensino a Investigação Matemática.Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram o caderno de registros contendo as observações realizadas ao final das aulas, as gravações dos encontros, bem como fotos das resoluções dos alunos com os Poliminós. A análise dos dados se baseou em buscar compreender o processo de resolução das atividades realizadas pelos alunos. Pode-se afirmar que o uso de Poliminós em sala de aula possibilitou a construção de um ambiente de interação entre docente/discente e discente/discente, reforçando, assim, o vínculo entre os estudantes e propiciando a aprendizagem de áreas quadrangulares e a identificação de padrões por meio do uso da tabela.

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Referências


https://doi.org/10.37779/dscnt.v21n1-005


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