A radioterapia do câncer de próstata: uma revisão da literatura dos principais avanços e métodos de tratamento

Fagner Brum, Matheus Rizzatti Feron, Carolina Marroni Pulga, Jessica Garcia Dimperio, Andressa Dalmolin, Bruna Garcia Pedrolo, Evamberto Garcia de Góes, Éder Maiquel Simão

Resumo


O câncer surge quando uma célula sofre uma instabilidade genética, causando mutações no seu DNA, e passam a se proliferar de forma descontrolada e desordenada, podendo invadir tecidos e órgãos distantes, gerando as metástases. O câncer de próstata é a neoplasia mais comum em homens acima de 40 anos, tendo entre os principais fatores de risco idade avançada, histórico familiar, fatores ambientais, sedentarismo e alimentação rica em gorduras e pobre em fibras e verduras. Uma das principais formas de tratamento, a radioterapia, usa radiação ionizante de forma controlada, procurando uma entrega de dose direcionada às células doentes, afetando o mínimo possível as células sadias em torno do tumor. O objetivo desta revisão foi avaliar a associação entre radioterapia e câncer de próstata, bem como os avanços usando a radioterapia. Os dados para esta revisão foram obtidos através de buscas nas bases de dados Pubmed de artigos publicados nos últimos 10 anos usando os descritores câncer, próstata, tratamentos, radioterapia, novas terapias de radioterapia, evolução em tratamentos de próstata. Houve um grande avanço tecnológico nas terapias com radioterapia, onde a principal delas é a IMRT, pois sua modulação de dose protege de forma mais eficiente os órgãos de risco, como bexiga, reto e pelve. Estudos com códigos de Monte Carlo também apontam o uso de nanopartículas de ouro radiotivas como tratamento promissor para o câncer de próstata.


Texto completo:

PDF

Referências


https://doi.org/10.37779/dscnt.v21n1-003


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM


 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.

Todos os custos são cobertos pelo Centro Universitário Franciscano.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.