Espaço confinado e a Norma Regulamentadora - 33: estudo de caso em um silo armazenador de grãos no município de Ibirubá-RS

Leandro Vinícius da Luz, Ramiro Dal Molin Pombo, Fernando Campos da Costa, Kelen Haygert Lencina

Resumo


Os silos de armazenagem de grãos são construções indispensáveis à produção agrícola. Conhecidos como espaços confinados, os silos podem ser fontes de graves acidentes de trabalho. Dessa forma, objetivou-se diagnosticar os principais riscos de acidentes relacionados ao trabalhador em atividade em um silo de armazenagem de grãos seguindo as exigências de segurança da Norma Regulamentadora (NR) 33. A pesquisa utilizou como procedimento metodológico o estudo de caso com a ferramenta de check-list. A unidade estudada foi a Cooperativa de Pequenos Agropecuaristas de Ibirubá LTDA (Coopeagri), localizada no município de Ibirubá, no Rio Grande do Sul (RS). Assim, com o uso check-list foi possível identificar medidas corretivas que devem ser implementadas na prevenção de acidentes em espaços confinados.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.37779/nt.v19i1.2593

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM


 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.

Todos os custos são cobertos pelo Centro Universitário Franciscano.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.