Estruturação dos cursos brasileiros de Física Médica: um estudo comparativo

Luiza Goulart, Gilberto Orengo, Eder Maiquel Simão, Ana Paula Schwarz

Resumo


A área que aplica os conceitos de física na medicina é a Física Médica, que controla o uso das radiações ionizantes e não ionizantes na prevenção, no diagnóstico e tratamento de doenças, sendo essencial que físicos médicos recebam treinamento, qualificação e formação adequados. No entanto, há locais em que esses profissionais iniciam suas atividades sem o devido conhecimento na área e sem especialização. Nesse sentido, é importante observar a estruturação dos cursos dessa área no Brasil, visando destacar conhecimentos necessários para a qualificação do profissional na área da Física Médica. Tendo como base o estudo comparativo dos estatutos internacionais que regularizam o seu ensino, no exterior, este trabalho tem como objetivo indicar quais disciplinas são fundamentais nas estruturas curriculares de cursos brasileiros de Física Médica. Estas são analisadas com base nas disciplinas indicadas como essenciais nas grades curriculares, sendo realizada também a verificação das características desses cursos. Assim, os resultados indicam que nem todos os cursos em questão ofertam as disciplinas essenciais para a formação desse profissional. Além disso, as estruturas curriculares apresentam diferenças significativas. Portanto, é importante conhecer as estruturas dos cursos e suas especificidades para destacar a ausência de disciplinas fundamentais nas estruturas curriculares da formação inicial de físicos médicos.

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