Resistência à erosão na temperatura ambiente de cerâmicas de Engenharia (Al2O3, ZrO2, Si3N4) e sua relação com as propriedades mecânicas de dureza e tenacidade à fratura
Resumo
O desgaste por erosão provoca a progressiva perda de material a partir da superfície da peça, e é um dos limitantes da vida útil dos componentes. A taxa de erosão de três tipos de cerâmicas de Engenharia comerciais, Al2O3 (alumina), ZrO2 (zircônia) e Si3N4 (nitreto de silício), foram relacionadas com suas propriedades mecânicas de tenacidade à fratura e dureza, quando submetidos às mesmas condições de desgaste por erosão à temperatura ambiente. As superfícies submetidas ao ensaio foram analisadas em microscópio eletrônico de varredura. O Si3N4 apresentou a menor taxa de erosão dos materiais ensaiados, seguido da ZrO2 e da Al2O3. A taxa de erosão desses materiais mostrou-se diretamente relacionada com a tenacidade à fratura, mas não com a dureza.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.





