Importância da compatibilidade das normas para o Sistema Integrado de Gestão no contexto atual

Autores

  • Fabiane Granzotto UFSM
  • Narà de Fátima Quadros da Silveira Universidade Federal de Santa Maria - Colégio Técnico Industrial de Santa Maria

Resumo

O Sistema Integrado de Gestão é uma ferramenta poderosa neste momento e as normatizações apresentam os requisitos que levam à sustentabilidade e à certificação as empresas. Nesse âmbito, objetivou-se discutir e analisar os Sistemas de Gestão e a compatibilidade entre as normatizações no contexto atual. Para atingir aos objetivos fez-se uso da literatura existente sobre o tema. Com este estudo, observou-se que com um mercado cada vez mais competitivo e exigente é fundamental que as empresas atendam aos padrões de normatização relacionados com a qualidade do produto, o meio ambiente, a saúde e a segurança ocupacional. Nesse sentido, a responsabilidade social vem apresentando fortes indícios como um diferencial a ser somado. A última versão da norma da qualidade e meio ambiente (NBR ISO 9001:2015 e NBR ISO 14001:2015) complementam a recente norma da saúde e segurança ocupacional (NBR ISO 45001:2018), uma vez que estão mais integradas. Essas normas refletem o tripé do desenvolvimento sustentável e exigem o maior comprometimento de todos nas organizações com seus sistemas de gestão. A importância maior para as empresas que se baseiam nesses sistemas e normatizações é a possibilidade de tornarem-se localmente mais sustentáveis e de fato contribuírem para o desenvolvimento sustentável de forma global. Sendo assim, por meio do presente estudo, constatou-se a relevância de considerar que a efetivação do desenvolvimento sustentável deve caminhar por um único sistema capaz de integrar todas as áreas que as empresas precisam atender e respeitar nas suas demandas.

Biografia do Autor

Fabiane Granzotto, UFSM

Aluna do Curso de Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pelo Centro Universitário Franciscano. Engnheira Florestal e doutoranda em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Santa Maria. É integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Recuperação de Áreas Degradadas (NEPRADE) pela mesma instituição.

Narà de Fátima Quadros da Silveira, Universidade Federal de Santa Maria - Colégio Técnico Industrial de Santa Maria

Professora Titular da Universidade Federal de Santa Maria, Colégio Técnico Industrial de Santa Maria.

Downloads

Publicado

2019-01-03

Como Citar

Granzotto, F., & da Silveira, N. de F. Q. (2019). Importância da compatibilidade das normas para o Sistema Integrado de Gestão no contexto atual. Disciplinarum Scientia | Naturais E Tecnológicas, 19(1), 121–140. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumNT/article/view/2304

Edição

Seção

Artigos