Síntese fácil e direta do óxido de grafeno magnético

Cristiano Rodrigo Bohn Rhoden, Vitória Farina Azzolin, Letícia Siqueira, Maiara Cesa Perini, Luis Otavio de Sousa Bulhões, Sergio Roberto Mortari

Resumo


Recentemente, foi reportado que óxido de grafeno pode ser empregado como oxidante para oxidar Fe2+ em nanopartículas de ferrita (Fe3O4), depositadas simultaneamente na superfície do óxido de grafeno. Nanopartículas de óxido de grafeno e ferro combinadas (GO.Fe3O4) apresentam comportamento magnético e eletroquímico em aplicações no armazenamento de energia, aplicações catalíticas, biomédicas, assim como para a oxidação de íons metálicos ou não metálicos. Nas últimas décadas, os nanomateriais têm atraído grande atenção. Materiais com absorção antimicrobiana e metálica tem sido objeto de pesquisa para aplicação biotecnológica no desenvolvimento de materiais com alta eficiência e baixa toxicidade. Este trabalho reporta a obtenção do óxido de grafeno magnético a partir do uso de catalisador óxido de ferro, de forma eficiente e com otimização do tempo de processo utilizado. Para a magnetização, água, óxido de grafeno, cloreto de ferro II e hidróxido de amônia foram adicionados e submetidos a radiação ultrassônica por duas horas. Através de testes iniciais de magnetização, bem como pelo uso de técnicas instrumentais de espectroscopia no infravermelho e de difração de raios-X, foi confirmada a presença de óxido de ferro (Fe3O4) decorando a superfície do óxido de grafeno.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM


 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.

Todos os custos são cobertos pelo Centro Universitário Franciscano.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.