Desenvolvimento e aplicação de um sistema de aproveitamento de águas residuais industriais

Lauro Cezar Santos Alves, Magna Tainar Walczak Reimann, Elson Ricardo Espig dos Santos, Sergio Roberto Mortari, Cristiano Rodrigo Bohn Rhoden

Resumo


A água é a substância mais vital presente na natureza e constitui parte importante de todas as matérias do ambiente natural e antrópico. Em indústrias metal mecânica, muitos processos são empregados a uma superfície com a finalidade de melhorar o acabamento, emprego de valor agregado, proteção, remoção de defeitos, entre outros. Em uma indústria metal mecânica da cidade de Santa Maria - RS o processo utilizado para remover esses defeitos é a decapagem química, que é a remoção superficial do metal com finalidade de retirar as camadas do metal cuja coloração foi modificada pelo calor da solda onde ocorreu a redução do cromo. Neste trabalho, descreve-se o desenvolvimento e aplicação de uma metodologia rápida e de baixo custo para a reutilização de águas residuais em uma indústria metal mecânica com uma eficácia superior a 85 % para a remoção de óleos e resíduos de metais pesados.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM


 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.

Todos os custos são cobertos pelo Centro Universitário Franciscano.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.