Estabilidade e atividade antifúngica de nanoemulsão contendo óleo de gerânio incorporada em hidrogel

Ian da Silva Patias, Viviane Pedroso Fausto, Shayenne Scheffer Homrich, Rodrigo de Almeida Vaucher, Virginia Cielo Rech, Janice Luehring Giongo

Resumo


O óleo de gerânio possui como constituintes majoritários o citronelol e geraniol, responsáveis por possíveis atividades antibacterianas e antifúngicas. O objetivo deste estudo foi desenvolver um hidrogel contendo nanoemulsão de óleo de gerânio (HNEG) e verificar sua estabilidade acelerada e atividade antifúngica frente a espécies de Candida spp. Foram realizados testes de estabilidade acelerada em diferentes condições do HNEG, sendo avaliados a viscosidade, pH e atividade antifúngica. Os resultados demonstraram inicialmente que a nanoemulsão de gerânio (NEG) apresentou um tamanho de partícula de 160 nm, índice de polidispersão de 0,149, potencial zeta de -10 mV e pH de 5,5. Nos testes de estabilidade acelerada verificou-se que os HNEG permaneceram estáveis quando submetidos às temperaturas de 4ºC e 25ºC. Evidenciou-se que a HNEG apresentou atividade antifúngica similar à observada para a NEG para as espécies de Candida albicans, Candida glabrata e Candida tropicalis.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM


 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.

Todos os custos são cobertos pelo Centro Universitário Franciscano.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.