Estante de livros para espaços públicos interiores de passagem

Autores

  • Carolina Noronha Tusi
  • Salette Mafalda Oliveira Marchi

Resumo

Segundo o Instituto Pró-Livro (2012), a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil revela que o brasileiro lê, em média, menos de dois livros por ano. A falta de tempo para a leitura foi alegada por 54% dos indivíduos entrevistados. Ao levar em conta esse cenário, no presente projeto, objetivou-se desenvolver uma estante para espaços públicos interiores de passagem, que poderá ser inserida em alguns pontos da cidade de Santa Maria, como Rodoviária, lugar de grande fluxo de pessoas e de espera, assim os transeuntes teriam leitura gratuita e acessível. Diante disso, espera-se, com essa ação, inserir o livro no cotidiano dos indivíduos, de forma natural e não obrigatória, assim contribuir para o incentivo à leitura. O projeto teve como base a metodologia de Löbach (2001) e parte de pesquisas em materiais bibliográficos sobre design, semiótica, ergonomia, sustentabilidade, materiais e processos, estantes, espaços públicos e de passagem. Também foram realizadas as análises que compreendem a metodologia de Löbach. É um projeto fundamentado nos princípios do Design Social, pois seu resultado final poderá promover a troca de livros na comunidade e colaborar com a construção da cidadania local. O produto final se caracteriza por uma aparência física, forma e cor, esteticamente agradável, pois se sabe que esses aspectos mexem com o psicológico das pessoas e estão relacionados à satisfação, desejos, motivações e humor. O produto também se mostra eficaz quanto a funcionalidade, pois, além de voltado para a sustentabilidade, por meio dos materiais propostos, ele atende às exigências ergonômicas, uma vez que permite o uso facilitado e de rápido entendimento por parte do usuário.

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Como Citar

Tusi, C. N., & Marchi, S. M. O. (2016). Estante de livros para espaços públicos interiores de passagem. Disciplinarum Scientia | Naturais E Tecnológicas, 17(1), 73–98. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumNT/article/view/1418

Edição

Seção

Artigos