Diversidade de crustáceos terrestres da subordem Oniscidea na região de Santa Maria, RS

Priscila Belchor Cauduro, Bruna Leite da Silva, Jonathan Hübner Moreira, André Luis Domingues, Alexandre Swarowsky, Noeli Júlia Schüssler de Vasconcellos

Resumo


Os crustáceos (Oniscidea) desempenham importante papel no reforço e ciclagem de nutrientes por fragmentar os detritos orgânicos e transportá-los, juntamente com propágulos de bactérias, fungos e micorrizas. O objetivo, com este trabalho, foi determinar a diversidade, abundância, equitabilidade e dominância das espécies de isópodos terrestres na região de Santa Maria, RS. Para esse fim, foram coletadas amostras em dois ambientes distintos em cada distrito da região: área de mata e área urbana.  Para a amostragem quantitativa utilizou-se quadrats de 40x40 cm de serrapilheira e solo a uma profundidade de 5 cm. As populações foram triadas manualmente, conservadas em álcool 75%, identificadas por meio de lupas óticas e chaves especializadas e mantidas no laboratório de Microbiologia Ambiental do Centro Universitário Franciscano. Foram identificadas seis espécies já descritas em Santa Catarina e Rio Grande do Sul: Armadillidium nasatum, Armadillidium vulgare, Balloniscus sellowii, Benthana picta, Porcellio laevis, Porcellionides pruinosus.  A espécie Balloniscus sellowii foi a dominante na região de Santa Maria tanto na zona urbana como na zona rural, contudo Armadillidium nasatum foi dominante na zona urbana da região. Entretanto, a diversidade e a equitabilidade da presença de isopódos foram menores na zona rural.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.37779/nt.v16i3.1411

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM


 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.

Todos os custos são cobertos pelo Centro Universitário Franciscano.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.