Temas controversos de natureza socioambiental e científica no entendimento de estudantes universitários: aquecimento global, equilíbrio ambiental e sustentabilidade

Autores

  • Bianca Schizzi
  • Noemi Boer

Resumo

No presente trabalho, tem-se por objetivo analisar o entendimento e os sentidos atribuídos a temas controversos, de natureza socioambiental e sociocientífica por estudantes do curso de Pedagogia. Os participantes foram 36 estudantes, de ambos os sexos, com idade entre 18 e 29 anos, os quais se encontram em fase inicial e intermediária do curso. A pesquisa é descritiva, de abordagem quanti/qualitativa e transversal. Para a coleta de dados, foram utilizados dois instrumentos: um individual e o outro respondido em pequenos grupos. As questões dissertativas foram analisadas, utilizando-se um método próprio que classifica as respostas de acordo com seu conteúdo. Para o tratamento das questões objetivas, utilizou-se uma equação matemática que objetiva a simplificação de todas as perguntas para a elaboração de um único gráfico, que avalia a tendência das respostas e o entendimento dos respondentes acerca dos temas abordados. Evidenciou-se, neste estudo, a importância da abordagem de controvérsias relativas à ciência, tecnologia, sociedade e ambiente (CTSA), na formação do pensamento crítico dos universitários e na compreensão mais aprofundada desses temas

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Como Citar

Schizzi, B., & Boer, N. (2016). Temas controversos de natureza socioambiental e científica no entendimento de estudantes universitários: aquecimento global, equilíbrio ambiental e sustentabilidade. Disciplinarum Scientia | Naturais E Tecnológicas, 16(3), 413–431. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumNT/article/view/1404

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Artigos