Viabilidade do uso de materiais alternativos em filtro de água para reúso

André Gonçalves Panziera, Noeli Júlia Julia Schüssler de Vasconcellos, Valduíno Estefanel, Sandra Cadore Peixoto, Alexandre Swarowsky

Resumo


Com o precário saneamento básico brasileiro associado ao desperdício de água, torna-se essencial encontrar meios de reaproveitar os recursos hídricos. Assim, objetivou-se, neste trabalho, testar a eficácia de materiais alternativos como recheio de um filtro biológico aerado de pequena escala, frente a amostras de águas de diferentes qualidades. Foram feitas doze réplicas iguais do filtro, confeccionadas com politereftalato de etileno, membrana geotêxtil, casca de arroz, serragem, carcaça de pneu e areia fina. Foram filtradas amostras de água coletadas do Arroio Esperança e da Estação de Tratamento de Efluentes, ambos de Santa Maria - RS. A vazão do sistema de filtragem foi de 0,461 m3 h-1. Constatou-se que os materiais utilizados foram eficazes no tratamento de água. A reaeração da água promovida pelo sistema implicou a redução de coliformes termotolerantes, e a remoção dos sólidos totais dissolvidos influenciou na diminuição do nitrato e na demanda bioquímica de oxigênio.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM


 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.

Todos os custos são cobertos pelo Centro Universitário Franciscano.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.