Gestão de produção de biodiesel e avaliação da coagulação/floculação no tratamento de efluente do processo de fabricação

Roger Goski Cadó, Lucas André Mainardi, Noeli Júlia Schüssler de Vasconcellos, Rodrigo Fernando dos Santos Salazar

Resumo


A busca de fontes de energia renováveis tornou o Brasil um dos maiores produtores de biodiesel do mundo. A cadeia produtiva também leva a geração de uma série de resíduos que demandam o devido gerenciamento em função do potencial poluidor que apresentam. Desse modo, o objetivo, neste estudo, foi avaliar a gestão da cadeia de produção de biodiesel e o emprego da coagulação/floculação para o tratamento e disposição do resíduo de lisogoma oriundos de uma planta industrial localizada na Região Noroeste Rio-grandense. Foram otimizados a dosagem do Al2(SO4)3 e pH da etapa de clarificação e a disposição das camadas do meio filtrante. A variável de resposta foi o percentual de remoção de turbidez. A eficiência de remoção foi de 99,17% e tempo de detenção hidráulica em torno de 90 min. Esse resultado mostra o potencial de aplicação desse sistema para o tratamento de resíduos e possível reuso da água. Em relação a gestão de produção da indústria verificou-se elevada eficiência de aproveitamento dos insumos (óleo de soja, CH3OH, CH3ONa) e recuperação dos coprodutos (glicerol, CH3OH, CH3ONa).

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM


 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.

Todos os custos são cobertos pelo Centro Universitário Franciscano.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.