Obtenção de concreto leve: um estudo sobre a adição de polímero com grupos funcionais (PET) e sem grupos funcionais (PP)
Resumo
A redução dos custos associados à produção e o aumento do poder aquisitivo da sociedade gerou um grande consumo de embalagens poliméricas. Este tipo de embalagem, em sua maioria, recebe um descarte inadequado pela população e gera um grande problema ambiental. Uma das alternativas para a redução do impacto é a reciclagem por meio de sua adição no concreto, formando um novo material de baixa densidade, com crescente utilização na indústria da construção civil, e denominado de concreto leve. Neste estudo, foram utilizadas embalagens de poli (tereftalato de etileno) (PET) e polipropileno (PP) oriundos do lixo doméstico para a fabricação de concreto leve. O material obtido foi caracterizado por ensaios de resistência à compressão, isolamento térmico e acústico, absorção de água e densidade, e a partir dos resultados obtidos, pode-se comprovar a possibilidade de utilização deste tipo de resíduo na produção de novos concretos.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.





