Obtenção de concreto leve: um estudo sobre a adição de polímero com grupos funcionais (PET) e sem grupos funcionais (PP)

Autores

  • Priscila Marques Correa
  • Luiz Fernando Rodrigues Júnior

Resumo

A redução dos custos associados à produção e o aumento do poder aquisitivo da sociedade gerou um grande consumo de embalagens poliméricas. Este tipo de embalagem, em sua maioria, recebe um descarte inadequado pela população e gera um grande problema ambiental. Uma das alternativas para a redução do impacto é a reciclagem por meio de sua adição no concreto, formando um novo material de baixa densidade, com crescente utilização na indústria da construção civil, e denominado de concreto leve. Neste estudo, foram utilizadas embalagens de poli (tereftalato de etileno) (PET) e polipropileno (PP) oriundos do lixo doméstico para a fabricação de concreto leve. O material obtido foi caracterizado por ensaios de resistência à compressão, isolamento térmico e acústico, absorção de água e densidade, e a partir dos resultados obtidos, pode-se comprovar a possibilidade de utilização deste tipo de resíduo na produção de novos concretos.

Downloads

Como Citar

Correa, P. M., & Rodrigues Júnior, L. F. (2016). Obtenção de concreto leve: um estudo sobre a adição de polímero com grupos funcionais (PET) e sem grupos funcionais (PP). Disciplinarum Scientia | Naturais E Tecnológicas, 15(1), 99–109. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumNT/article/view/1344

Edição

Seção

Artigos