Funcionalização de nanotubos de carbono de paredes simples com 6-aminofluoresceina

Camila Luna de Camargo, Josimar Vargas, Claudír Gabriel Kaufmann Júnior, Solange Binotto Fagan, Cristiano Rodrigo Bohn Rhoden, Sergio Roberto Mortari

Resumo


Desde a sua descoberta em 1991, os nanotubos de carbono (NTC) têm atraído a atenção da comunidade científica devido às suas excelentes propriedades. A funcionalização dos NTC, por meio do ancoramento de grupos funcionais às superfícies, tem sido uma estratégia vista como forma de explorar o potencial destes na nanotecnologia. Neste trabalho, teve-se como objetivo funcionalizar nanotubos de carbono de paredes simples (NTCPS) com grupo amino (6-aminofluoresceina), visando tornar o nanomaterial fluorescente. A metodologia empregada para a obtenção dos NTCPS com o grupo amino seguiu três rotas químicas: carboxilação, obtenção do cloreto ácido e conjugação ao grupo amino. Os produtos obtidos foram caracterizados por FT-IR e Raman. Em geral, nos espectros Raman dos NTCPS, pode-se observar as regiões características de NTC. No FT-IR para os NTCPS carboxilados e para os funcionalizados com o grupo amino, evidenciou-se a presença de bandas características. Por meio dos resultados obtidos, pode-se concluir que ocorreu a conjugação dos nanotubos de paredes simples ao grupo amino.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM


 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.

Todos os custos são cobertos pelo Centro Universitário Franciscano.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.