Classificação de resíduos sólidos industriais - histórico, perspectivas e gestão ambiental no município de Cunha Porã - SC

Luiz Gustavo Christ, Rodrigo Fernando dos Santos Salazar

Resumo


No presente trabalho, buscou-se analisar qualitativamente e quantitativamente os resíduos das fábricas do distrito industrial de Cunha Porã - SC, bem como a implementação dos planos de gerenciamento de resíduos de cada empreendimento. A partir de questionário aplicado aos responsáveis técnicos de cada empreendimento foi possível classificar os resíduos conforme preconiza a NBR 10004/2004. Constatou-se que todas as empresas estudadas apresentaram sistemas de gestão. Os sistemas mais empregados são fundamentados nas estratégias 3R’s e Produção mais Limpa (P+L), principalmente. Observou-se a maior geração de resíduo classe II (80,33%) do que resíduo perigoso classe I (19,67%), sendo que os pertencentes a classe IIA perfizeram 80,9% do total da classe II, enquanto que os da classe IIB representaram 19,1%. Além disso, verificou-se que os resíduos dessa classe eram destinados à reciclagem e reutilização. Deste modo, conclui-se que as empresas apresentam rigoroso controle sobre os resíduos gerados, trabalhando de forma ecologicamente sustentável e dentro do que preconiza a NBR 10004:2004 e a política nacional de resíduos sólidos (PNRS).  Paralelamente verifica-se que as empresas contribuem de forma econômica na geração de empregos indiretos oriundos dos sistemas de gestão adotados e influenciam positivamente nos indicadores de desenvolvimento econômico e sustentável do município.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM


 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.

Todos os custos são cobertos pelo Centro Universitário Franciscano.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.