Objetos de aprendizagem para o ensino de física: custo do banho e código de cores
Resumo
Neste trabalho, são apresentadas as experiências obtidas por docentes e discentes do Centro Universitário Fraciscano (UNIFRA) na produção e aplicação de objetos de aprendizagem interativos, desenvolvidos segundo a metodologia Rede Interativa Virtual de Educação (RIVED), para a área de física. Citamos dois objetos de aprendizagem produzidos: o Custo do Banho e o Código de Cores. O material didático “Custo do Banho” foi desenvolvido com recursos pedagógicos, de conteúdo e de tecnologias multimídias e tem demonstrado ser uma ferramenta interessante para subsidiar a aprendizagem de quantidades físicas como vazão e potência elétrica calculando o custo de um banho. Da mesma forma, o material instrucional “Código de Cores” busca por meio de fotos e exercícios virtuais o entendimento do código de cores de resistores e sua aplicação. Estes materiais instrucionais foram desenvolvidos por uma equipe multidisciplinar de docentes e discentes de física, computação e design, de forma a atingir conceitos de física de interesse de alunos e professores do Ensino Básico e Superior. Os objetos já foram aplicados para alunos ingressantes no Curso de Física Bacharelado do Centro Universitário Fraciscano (UNIFRA). Especificamente com o uso do objeto “Custo do Banho” observou-se um grande interesse dos alunos avaliados. Por meio de pré e pós-testes verificou-se o melhor entendimento de conceitos básicos de física como vazão, energia elétrica, potencial elétrico e temas de preservação ambiental da água e de energia. De forma geral, observou-se que os objetos de aprendizagem podem ser considerados ferramentas complementares para o ensino de física, principalmente quando se trata de temas que podem transcender uma determinada área do conhecimento.Downloads
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