Proposta de metodologia de calibração de dosímetros termoluminescentes de sulfato de cálcio

Bruna Garcia Pedrolo, Daniele Aimi, Vagner Bolzan, Ana Paula Schwarz, Gilberto Orengo de Oliveira, Eduardo Blando Blando

Resumo


A termoluminescência (TL) é a técnica mais comumente utilizada na dosimetria das radiações ionizantes. Baseia-se no fenômeno da emissão de luz termicamente estimulada, emitida por certos materiais cristalinos, sendo proporcional à quantidade de radiação a qual foram previamente expostos esses materiais. O objetivo no presente trabalho foi estabelecer uma proposta metodológica para a calibração dos dosímetros termoluminescentes (TLD) de CaSO4:Dy (sulfato de cálcio dopado com disprósio) fornecidos pelo laboratório de Dosimetria do Centro Universitário Franciscano - UNIFRA, para avaliar o potencial de calibração e reprodutibilidade destes TLD’s. Para isto, foi realizado o tratamento térmico dos TLD’s e a leitura de fundo, após eles foram separados em grupos e irradiados com diferentes parâmetros e finalmente, leu-se a carga armazenada. Com essa metodologia, foi possível obter a resposta R de cada TLD, comparando-a com os valores de Kerma no ar para diferentes energias do feixe e, assim, tornar próprio o uso destes TLD’s com segurança e confiabilidade que são fatores imprescindíveis para a sua utilização.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM


 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.

Todos os custos são cobertos pelo Centro Universitário Franciscano.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.