Proposta de metodologia de controle de qua­lidade de filtro dinâmico utilizando a inter­comparação entre tld (lif), câmara de ionização

Daniele Aimi, Andre Novaes, Elizandra Krebse, Gilberto Orengo

Resumo


O uso de filtro dinâmico em radioterapia, em substituição ao filtro físico, é de grande importância, pois proporciona vantagens clínicas com relação a distribuição de dose à periferia do campo, entre outros. Com o surgimento de novas ferramentas em radioterapia, como a do filtro dinâmico, a complexidade dos processos de tratamento exige um aperfeiçoamento dos mecanismos para a garantia de um controle de qualidade efetivo, assegurando que pacientes sejam tratados de maneira segura e precisa. Com o avanço da tecnologia, cada vez mais se tem aparelhos e métodos mais eficazes no tratamento e prevenção de doenças. Elaborar uma proposta de controle de qualidade de filtro virtual, fazendo a comparação com dados de dosimetria termoluminescente, utilizando LiF (Fluoreto de Lítio) e câmara de ionização.  Além de realizar o controle de qualidade do filtro dinâmico, também será utilizado, para aumentar a precisão, detectores de LiF (Fluoreto de Lítio) em pastilhas. A intercomparação desses dados dará uma maior segurança de que o filtro virtual está em perfeitas condições de utilização. Dessa forma, é uma necessidade implantar um sistema de controle de qualidade, que também facilitará a rotina do serviço.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM


 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.

Todos os custos são cobertos pelo Centro Universitário Franciscano.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.