O ensino de funções através da interpretação gráfica

Autores

  • Daiana Aparecida de Siqueira
  • Adilção Cabrini Beust

Resumo

A proposta do presente trabalho consiste em utilizar problemas concretos e atividades interessantes como metodologia para o ensino de funções. Sua importância decorre da necessidade dos professores repensarem suas metodologias, como também dos benefícios trazidos para os alunos na aprendizagem da matemática, em particular para a compreensão do conceito de função. Dessa maneira, este trabalho demonstra algumas dificuldades dos alunos na interpretação de gráficos, os pré-requisitos para o estudo de funções, a construção de tabelas e gráficos a partir de atividades concretas e, finalmente, estabelece o conceito de função. Ao final, constatou-se que o ensino de funções através da interpretação de gráficos permite a exploração de temas do cotidiano dos estudantes, o que possibilita o desenvolvimento de habilidades de investigação, estimula a criatividade e autonomia, bem como proporciona aos educadores um trabalho pedagógico estimulante e uma aprendizagem significativa.

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Publicado

2016-03-23

Como Citar

de Siqueira, D. A., & Beust, A. C. (2016). O ensino de funções através da interpretação gráfica. Disciplinarum Scientia | Naturais E Tecnológicas, 9(1), 45–66. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumNT/article/view/1235

Edição

Seção

Artigos