Qualidade da água subterrânea do bairro perpetuo socorro de Santa Maria – RS

Valéria Carvalho de Assis Brasil Souza, Vinicius Prates Soares, Anderson Véras Maciel, Pedro Daniel da Cunha Kemerich

Resumo


Realizou-se o cadastramento dos poços e de fontes alternativas de
água do Bairro Perpétuo Socorro, na cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul (RS), a fim de determinar a qualidade da água e a classe de vulnerabilidade à contaminação das fontes alternativas de abastecimento de água. Na determinação da qualidade da água subterrânea, foram analisados os seguintes itens: cor aparente, sólidos totais dissolvidos, turbidez, temperatura do ar e da água, condutividade elétrica, pH, alcalinidade, oxigênio dissolvido, demanda bioquímica de oxigênio DBO e coliformes totais. Os resultados obtidos foram comparados com os padrões de potabilidade, segundo a Portaria n.º 518 do Ministério da Saúde, de março de 2004, que estabelece os padrões de potabilidade. Para a definição da vulnerabilidade das diferentes áreas representadas pelas unidades geomorfológicas, foi utilizado o método GOD (G groundwater hydraulic confinement; O overlaying strata; D depth to groundwater table), gerando-se os mapas por meio do programa Surfer 8.0. Os resultados obtidos, quanto à qualidade e às condições de potabilidade, em diversos poços, não estavam
de acordo com os padrões estabelecidos pela Portaria n.º 518 do Ministério da Saúde. Dessa forma, podem ser geradas doenças veiculadas pela água, causando danos à saúde e à qualidade de vida da população.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM


 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.

Todos os custos são cobertos pelo Centro Universitário Franciscano.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.