Avaliação da escrita no ENEM

Luziana Figueiredo Oliveira Martini, Nilsa Teresinha Reichert Barin

Resumo


No presente trabalho, tem-se como objetivo promover uma discussão sobre a avaliação textual nas redações  do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Além disso, pretende-se analisar o método de avaliação das  redações do ENEM, bem como avaliar os textos produzidos por candidatos do ENEM 2012. A pesquisa compreende uma revisão bibliográfica cujas referências abordam investigações acerca da avaliação textual realizadas pelos teóricos da linguagem, mencionados ao longo do artigo. Destacam-se também contribuições dos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998 e 2000), dos Guias do ENEM 2012 e 2013 e sites relacionados ao concurso. Portanto, esta pesquisa, de caráter analítico, destaca que o processo de avaliação textual deve ser  priorizado na revisão de um texto, pois, a partir dele, é possível um olhar mais global acerca de uma produção escrita. Além disso, as análises das redações do ENEM efetivamente contribuíram para reforçar essa ideia e para ressaltar que um “erro” não compromete um texto todo.


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