Aquisições morfológicas na aprendizagem do português como língua estrangeira

Luziana Figueiredo Oliveira, Sheila Suzana Brum Repetto, Célia Helena de Pelegrini Della Méa, Nilsa Teresinha Reichert Barin

Resumo


Com esta pesquisa, teve-se por objetivo examinar um dos conhecimentos gramaticais necessários para a comunicação em uma nova língua. Analisa-se, especificamente, as formações morfológicas, inseridas nos conhecimentos gramaticais, necessários para que um estrangeiro, aprendiz do português, consiga uma competência comunicativa mínima. Além do estudo de fontes bibliográficas, foram coletados doze textos produzidos pelos aprendizes de português como língua estrangeira (projeto de extensão do Centro Universitário Franciscano), a fim de que se localizasse a aquisição das questões morfológicas da língua portuguesa. Foram doze textos selecionados: quatro pertencentes a cada nível de aquisição: inicial, intermediário e avançado. Como principal resultado, registra-se que o aprendiz de português para como língua estrangeira passa por processos de aquisição dos elementos morfológicos muito próximos do que acontece com um falante nativo ao adquirir sua língua materna.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM


 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusiva dos autores.

Todos os custos são cobertos pelo Centro Universitário Franciscano.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.