E o posicionamento, fez por merecer?

Autores

  • Rodrigo Barboza Fontana
  • Claudia Buzatti Souto

Resumo

Nesta pesquisa busca-se analisar o comportamento de compra do Ford Fusion em Santa Maria-RS e identificar sua relação com o posicionamento utilizado na campanha de lançamento no Brasil, com o intuito de averiguar as influências e motivações que resultaram na escolha pelo automóvel. Buscou-se, portanto, identificar qual o papel do posicionamento utilizado na decisão de compra e de que forma os outros fatores influenciaram nesta decisão, bem como perceber a eficácia ou não do posicionamento criado. Para tanto, foram observados aspectos de influência social e pessoal. Esta pesquisa possui abordagem metodológica baseada em pesquisa bibliográfica, técnica de entrevista e análise de conteúdo. Isso possibilitou a criação de categorias de análise - vivências, motivações, influências estatus - pertinentes aos questionamentos quenortearam a concepção desta pesquisa. Com base nos dados coletados, constatou-se que o posicionamento“O carro da melhor fase da sua vida”, adotado pela campanha, não ficou explícito para o consumidor, masagiu de forma intrínseca à escolha, de modo que desempenhou um papel importante na comunicação e adequação da mensagem para o público-alvo

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Publicado

2016-03-10

Como Citar

Fontana, R. B., & Souto, C. B. (2016). E o posicionamento, fez por merecer?. Disciplinarum Scientia | Artes, Letras E Comunicação, 13(1), 71–82. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumALC/article/view/812

Edição

Seção

Artigos