L’Officiel: um estudo comparativo sobre os discursos publicitários que evidenciam a moda e suas marcas

Autores

  • Ana Paula Culau
  • Morgana de Melo Machado Hamester

Resumo

Nesta pesquisa, buscou-se compreender como se evidenciam as estratégias publicitárias a partir dos discursos das marcas presentes em anúncios apresentados na revista L’Officiel Brasil. Por meio de uma análise de discurso, em torno das capas e dos anúncios elencados antes do sumário das respectivas edições escolhidas para análise, buscou-se realizar uma comparação e reflexões sobre o posicionamento das publicidades nessas edições, já que a L’Officielpassou por uma transição entre editoras (Duetto e Escala Jalou), que modificou a própria revista em nível de paginação e publicidade. O corpus da pesquisa é composto por duas capas e 17 anúncios, analisados a partir das categorias: discursividade das capas, repercussão das marcas e tendências de moda. Foram escolhidas as edições de novembro de 2009 e junho/julho de 2013, por representarem esta troca, com espaço de tempo em torno de três anos e sete meses entre uma edição e outra, sendo a edição de novembro impressa pela editora Duetto e a edição de junho/julho impressa pela editora Escala Jalou que, de certo modo, contempla a proposta do tema de pesquisa em torno de uma análise de posicionamento de marcas e publicidades para a sobrevivência das próprias revistas de moda em um mercado global.

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Publicado

2016-03-10

Como Citar

Culau, A. P., & Hamester, M. de M. M. (2016). L’Officiel: um estudo comparativo sobre os discursos publicitários que evidenciam a moda e suas marcas. Disciplinarum Scientia | Artes, Letras E Comunicação, 13(1), 29–40. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumALC/article/view/807

Edição

Seção

Artigos