Variação e preconceito: por uma didática sociolinguística em sala de aula

Autores

  • Bruno Tonetto Silveira
  • Nilsa Teresinha Reichert Barin

Resumo

No presente estudo, subsidiado por teorias sociolinguísticas que acreditam ser possível uma mudança no ensino de língua portuguesa na realidade escolar hoje, objetivou-se avaliar o preconceito na variedade da língua portuguesa em sala de aula, visto que esse tipo de manifestação é recorrente em diversos contextos. A análise foi desenvolvida a partir de dados coletados por meio de aulas aplicadas e referentes ao assunto, com turmas de Ensino Médio, ancoradas nos pressupostos teóricos acerca do preconceito linguístico e ensino de língua materna; letramento e variação linguística; e dos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 2000), que estimulam várias questões relativas à sociolinguística. A partir dos dados coletados nas aplicações, pôde-se constatar a aplicabilidade da sociolinguística em sala de aula, na medida em que os alunos foram capazes de compreender e aplicar, de maneira dinâmica, a teoria na prática.

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Publicado

2016-03-10

Como Citar

Silveira, B. T., & Barin, N. T. R. (2016). Variação e preconceito: por uma didática sociolinguística em sala de aula. Disciplinarum Scientia | Artes, Letras E Comunicação, 13(1), 1–16. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumALC/article/view/805

Edição

Seção

Artigos