Leitura: ferramenta para a interpretação na pós-modernidade

Autores

  • Patrícia Pereira dos Santos
  • Vera Elizabeth Prola Farias

Resumo

Neste trabalho, aborda-se uma breve contextualização e análise de pensadores sobre a pós-modernidade e a forma como atinge o sujeito pós-moderno, inserido de forma passiva num quadro social e com poucas possibilidades de leitura sobre a sua própria situação, dentro de um agrupamento maior: a sociedade. Para se chegar a reverter o quadro, faz-se necessário um trabalho com professores e mediadores, a fim de que a leitura chegue a todos e entre ela e o leitor não haja qualquer barreira que o impeça de ler e de, consequentemente, ver onde ele, como sujeito social, está engajado. Papel relevante exerce a escola junto aos seus alunos, que estão na iminência de desaprender a prática de leitura. Gráficos revelam índices de leitura no país e sugerem uma nova perspectiva na formação do novo homem na nova sociedade, homem conhecedor e forjador de história, homem integral, com personalidade firme em princípios e valores sólidos.

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Publicado

2016-03-08

Como Citar

dos Santos, P. P., & Farias, V. E. P. (2016). Leitura: ferramenta para a interpretação na pós-modernidade. Disciplinarum Scientia | Artes, Letras E Comunicação, 12(1), 59–86. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumALC/article/view/783

Edição

Seção

Artigos