A interpretação do gênero notícia e a Teoria da Relevância: uma proposta ostensivo-inferencial
Resumo
Trabalha-se, na escola, desde o Ensino Básico com interpretação de texto, mas percebe-se que os alunos, ao chegarem ao Ensino Médio, ainda apresentam dificuldades no que se refere à interpretação de texto. Diante disso, nesta pesquisa, pretendeu-se, por meio dos processos ostensivo-inferenciais: base para compreensão do gênero notícia, diagnosticar como os alunos do 3º ano do Ensino Médio, de uma escola localizada na região central de Santa Maria, RS, compreendem o gênero notícia por meio da proposta teórico-pragmática da Teoria da Relevância. Também se objetivou avaliar a eficácia da Teoria da Relevância (TR), de Sperber e Wilson, para o trabalho de interpretação e compreensão de enunciados. Por meio da pesquisa qualitativa, de cunho interpretativo, analisaram-se oito interpretações de alunos, com relação às quatro notícias trabalhadas em sala de aula e constatou-se que a Teoria da Relevância é uma teoria pragmática interessante para o professor de língua trabalhar com seus alunos a interpretação de texto. A compreensão dos alunos, no que se refere ao gênero notícia, foi realizadade forma eficiente, assim evidenciou-se a importância da teoria, proposta em aula, para a realização satisfatória da interpretação das notícias pelos alunos.Downloads
Publicado
2016-03-08
Como Citar
Rodrigues, C. C., & Barin, N. T. R. (2016). A interpretação do gênero notícia e a Teoria da Relevância: uma proposta ostensivo-inferencial. Disciplinarum Scientia | Artes, Letras E Comunicação, 12(1), 1–15. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumALC/article/view/775
Edição
Seção
Artigos