A PRÁTICA CULTURAL DA TATUAGEM NA CAMPANHA DA LEVI’S

Autores

  • Danúbia Ferreira Mai
  • Taís Steffenello Ghisleni

Resumo

Neste trabalho, aborda-se como a imagem da tatuagem se insere na publicidade por meio da análise da campanha Need More Space? (Precisa de Mais Espaço?) da marca de jeansLevi’s. A tatuagem é uma prática cultural que vem ganhandomaior aceitação e espaço na sociedade, e que se apresenta como elemento de referência para muitos grupos e nichos sociais. Conhecer a cultura e a linguagem de cada público são premissas para uma comunicação eficaz, sendo assim, é importante conhecer estudos que revelem mais sobre as significações desses elementos culturais, como é a caso da tatuagem. O texto contém conceitos sobre comunicação, cultura e tatuagem, além de informações sobre a marca dejeans Levi’s, e é finalizado com a análise da campanha selecionada. O trabalho foi realizado por meio de levantamento bibliográfico, documental e análise deimagem. Todas as campanhas apresentaram a tatuagem como principal elemento imagético argumentativo, fazendo uma comparação direta de desenhos gravados a laser nojeans, com desenhos tatuados no corpo. O objetivo foi mostrar como uma marca pode criar e recriar conceitos sobre aspectos culturais e, partindo da análise da campanha, foi possível obter resultados qualitativos a respeito dessas formas de linguagem e expressão, que são norteadas pelas práticas culturais de seus públicos.

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Publicado

2016-03-08

Como Citar

Mai, D. F., & Ghisleni, T. S. (2016). A PRÁTICA CULTURAL DA TATUAGEM NA CAMPANHA DA LEVI’S. Disciplinarum Scientia | Artes, Letras E Comunicação, 10(1), 175–185. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumALC/article/view/745

Edição

Seção

Artigos