INFERNO, DE PATRÍCIA MELO: A (RE)CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES NA PÓS-MODERNIDADE

Autores

  • Stefania Maria Welfer
  • Inara de Oliveira Rodrigues

Resumo

Desde o início do século passado, percebe-se que as sociedades ocidentais vêm sofrendo intensas mudanças históricas e sociais oriundas, principalmente, do capitalismo e da globalização. A realidade passa a ser a de um mundo efêmero e descentralizado, permeado pela tecnologia, pelo consumismo e pela indústria cultural que parece substituir a antiga política de classes, substancialmente estável, por uma série difusa de políticas de identidade.O sujeito, outrora portador de uma identidade racional e  autônoma, passa a ser considerado um ser plural, multifacetado, que assume identidades diferentes em  diferentes momentos e em constante mudança. Com tais pressupostos, aqui alicerçados em Hall (2004) e problematizados por Bauman (2001) e Kumar (1997), entre outros teóricos contemporâneos, o objetivo principal, neste trabalho, é apontar como ocorre a representação dessas identidades no livro Inferno(2003), de Patrícia Melo, a partir da análise sobre a trajetória do protagonista, José Luis Reis, o Reizinho,concluindo-se sobre as relações entre os processos identitários e de exclusão social.

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Publicado

2016-03-08

Como Citar

Welfer, S. M., & Rodrigues, I. de O. (2016). INFERNO, DE PATRÍCIA MELO: A (RE)CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES NA PÓS-MODERNIDADE. Disciplinarum Scientia | Artes, Letras E Comunicação, 10(1), 129–146. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumALC/article/view/742

Edição

Seção

Artigos