A AQUISIÇÃO DA FLEXÃO VERBAL POR ALUNOS ESTRANGEIROS
Resumo
No presente estudo, discutem-se dificuldades morfossintáticas na aquisição da flexão verbal do português por seis alunos estrangeiros de nacionalidades diferentes: boliviana, argentina, alemã e turca. São considerados, além da flexão, o tempo e o modo verbal. Foram observadas dificuldades teóricas, de aplicação e de reconhecimento da categoria verbal em diferentes situações. Nas atividades práticas, os alunos estrangeiros realizaram exercícios para que os “erros” fossem analisados e retomados neste trabalho. Na análise, notou-se que a maior parte dos problemas cometidos nessa classe gramatical foi em relação à transferência da estrutura gramatical da língua materna para a segunda língua, ou seja, o português. Este estudo, vinculado à linha de pesquisa Ensino, linguagem e linguística, contribui para as atividades escolares com estudantes estrangeiros no ensino dessa categoria gramatical.Downloads
Publicado
2016-03-08
Como Citar
da Fonseca, N. dos S., & Barin, N. T. R. (2016). A AQUISIÇÃO DA FLEXÃO VERBAL POR ALUNOS ESTRANGEIROS. Disciplinarum Scientia | Artes, Letras E Comunicação, 10(1), 77–93. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumALC/article/view/739
Edição
Seção
Artigos