A AQUISIÇÃO DA FLEXÃO VERBAL POR ALUNOS ESTRANGEIROS

Autores

  • Nuria dos Santos da Fonseca
  • Nilsa Teresinha Reichert Barin

Resumo

No presente estudo, discutem-se dificuldades morfossintáticas na aquisição da flexão verbal do português por seis alunos estrangeiros de nacionalidades diferentes: boliviana, argentina, alemã e turca. São considerados, além da flexão, o tempo e o  modo verbal. Foram observadas dificuldades teóricas, de aplicação e de reconhecimento da categoria verbal em  diferentes situações. Nas atividades práticas, os alunos estrangeiros realizaram exercícios para que os “erros” fossem analisados e retomados neste trabalho. Na análise, notou-se que a maior parte dos problemas cometidos nessa classe gramatical foi em relação à transferência da estrutura  gramatical da língua materna para a segunda língua, ou seja, o português. Este estudo, vinculado à linha de pesquisa Ensino, linguagem e linguística, contribui para as atividades escolares com estudantes estrangeiros no ensino dessa categoria gramatical.

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Publicado

2016-03-08

Como Citar

da Fonseca, N. dos S., & Barin, N. T. R. (2016). A AQUISIÇÃO DA FLEXÃO VERBAL POR ALUNOS ESTRANGEIROS. Disciplinarum Scientia | Artes, Letras E Comunicação, 10(1), 77–93. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumALC/article/view/739

Edição

Seção

Artigos