CONCEPÇÕES DE LEITURA - REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DO LEITOR

Autores

  • Marta Dinarte Schutz
  • Célia Helena de Pelegrini Della Méa
  • Luana Iensen Gonçalves

Resumo

O ato de ler é entendido como uma das formas mais eficazes de desenvolvimento dos indivíduos. Tendo-se essa noção por pressuposto, com esta pesquisa, objetiva-se averiguar as concepções de leitura que alunos do curso de graduação em Letras da UNIFRA, considerados multiplicadores por estarem matriculados em estágios curriculares, possuem e verificar a relação dessas concepções com as experiências de leitura dos alunos investigados. A fim de atingirem-se os objetivos, utilizou-se a pesquisa-ação como metodologia de trabalho. Como resultados, constataram-se concepções de leitura ora restritas a decodificação de signos, ora mais amplas, comportando percepções de elementos multimodais em diálogos. Ainda, é possível considerar que os resultados decorrem das experiências vivenciadas na Educação Básica.

Downloads

Publicado

2016-03-08

Como Citar

Schutz, M. D., Della Méa, C. H. de P., & Gonçalves, L. I. (2016). CONCEPÇÕES DE LEITURA - REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DO LEITOR. Disciplinarum Scientia | Artes, Letras E Comunicação, 10(1), 55–76. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumALC/article/view/738

Edição

Seção

Artigos