(RE)VISITANDO OS CONCEITOS DE CONTRATO DE LEITURA Uma proposta de entendimento dos pontos de vínculo entre emissor/receptor da sociedade dos meios para sociedade midiatizada
Resumo
O trabalho insere-se nas discussões teóricas que envolvem alguns conceitos de contratos de leitura/comunicação e suas relações com os processos de trabalho de enunciação jornalística, ressaltando as transformações pensadas por diferentes autores. Discute-se a evolução do conceito de “contratos” conforme perspectivas apontadas por Umberto Eco (1987), Eliseo Verón (1989), Patrick Charaudeau (2006) e Niklas Luhmann (2005). Na revisão destes conceitos, essas ideias são sistematizadas para entender os novos “pontos de vínculos” em ambientes/cenários de uma sociedade midiatizada. Deste conjunto de material, evidenciam-se novos modos de funcionamento dos discursos sociais (midiáticos) que instauram novos “regimes” de contatos entre produtores e receptores de mensagens, reorganizando não só o ambiente midiático propriamente dito, mas os próprios “lugares de fala” de enunciadores e enunciatários. Apoia-se em um corpus de discursos jornalísticosque são enunciados segundo tais configurações.Downloads
Publicado
2016-03-07
Como Citar
Alli, F., Bozzetto, L. P., Isaia, L. S., Vallejos, M. A., Neto, A. F., & Rocha, S. (2016). (RE)VISITANDO OS CONCEITOS DE CONTRATO DE LEITURA Uma proposta de entendimento dos pontos de vínculo entre emissor/receptor da sociedade dos meios para sociedade midiatizada. Disciplinarum Scientia | Artes, Letras E Comunicação, 10(1), 15–25. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumALC/article/view/735
Edição
Seção
Artigos