Fronteiras entre história e fi cção: o diálogo e a voz oculta de uma cantata

Autores

  • Rosângela Beatriz Buhse
  • Inara de Oliveira Rodrigues

Resumo

A partir de estudos sobre as relações entre a História e a ficção, desenvolve-se, neste trabalho, uma análise sobre o romance Música Perdida, de Antônio de Assis Brasil. Trata-se de uma trama narrativa que, por meio de um protagonista que marcou a música sul-rio-grandense, Joaquim José de Mendanha, resgata o sujeito do século XIX em constante conflito na busca de sua realização artística e pessoal. Nesse sentido, ganha relevância a intertextualidade, aqui centrada no diálogo que se pode estabelecer entre esse conflito do romance e o dos protagonistas de contos machadianos, como Romão Pires, em “Cantiga dos Esponsais”, e Pestana, em “Um homem célebre”. Dessa forma, pretende-se contribuir com as investigações que apontam a relevância da arte literária como privilegiado espaço para o resgate de uma situação em que, especialmente no caso da narrativa em foco, a personagem pode ser compreendida como sujeito que sofre as forças do processo histórico tanto quanto é atuante na e para a História.

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Publicado

2016-03-07

Como Citar

Buhse, R. B., & Rodrigues, I. de O. (2016). Fronteiras entre história e fi cção: o diálogo e a voz oculta de uma cantata. Disciplinarum Scientia | Artes, Letras E Comunicação, 9(1), 55–78. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumALC/article/view/726

Edição

Seção

Artigos