Estante de leitura: uma proposta para o desenvolvimento da prática leitora adolescente

Autores

  • Grisiê de Mattos Gründling
  • Silvia Niederauer

Resumo

Inscrita no Grupo de Pesquisa em Estudos Literários da UNIFRA, na linha de Ensino, Leitura e Literatura, esta pesquisa de caráter bibliográfico tem por objetivo instrumentalizar o professor para que ele possa ofertar a alunos das séries finais do Ensino Fundamental leituras de qualidade, tendo como referência o potencial emancipatório da leitura, o interesse e o gosto diversificado dos jovens leitores. Para tanto, faz-se necessária a revisão de pressupostos teóricos acerca da literatura infanto-juvenil, da importância da leitura literária dentro da concepção de emancipação e de horizonte de expectativas; do papel do professor e do leitor, assim como a leitura e a análise de textos literários. A obra de Marina Colasanti, Ana Z., aonde vai você? (1992), constitui o corpus deste trabalho, de modo a demonstrar, em uma das possíveis leituras, como o texto esteticamente elaborado poderá provocar no leitor o efeito emancipatório e atuar em seu horizonte de expectativas.

Downloads

Publicado

2016-03-07

Como Citar

Gründling, G. de M., & Niederauer, S. (2016). Estante de leitura: uma proposta para o desenvolvimento da prática leitora adolescente. Disciplinarum Scientia | Artes, Letras E Comunicação, 9(1), 9–33. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumALC/article/view/724

Edição

Seção

Artigos