História e Sociedade na Lírica de Lara de Lemos

Autores

  • Daniela Damaris Neu
  • Inara de Oliveira Rodrigues

Resumo

A obra de Lara de Lemos, apesar de reconhecida como importante expressão poética sul-rio-grandense, não possui grande fortuna crítica, tanto quanto é pouco divulgada no âmbito da História da Literatura. Nesse sentido, procura-se, neste trabalho, contribuir com os estudos relativos à obra da autora a partir da temática sobre a representação da história e da sociedade na sua criação lírica. Para tanto, esta pesquisa, de caráter bibliográfico, foi dividida em dois momentos: no primeiro, desenvolve-se uma abordagem sobre a literatura de inscrição feminina sul-riograndense, apontando-se a inserção de Lara de Lemos nesse contexto. No segundo momento, realiza-se a análise do corpus selecionado, composto pelos seguintes textos poéticos, relativos a diferentes momentos da criação lírica de Lara de Lemos: “Quero-me inteira” (de Poço das Águas Vivas, 1957), Poluição” (de Para um Rei Surdo, 1973), “Degredo” (de Adaga lavrada, 1981) e “Vidafora” (de Palavravara, 1986). Nesse percurso de análise, leva-se em conta o contexto histórico e sociocultural em que a criação lírica de Lara de Lemos se insere, demonstrando-se possíveis relações que seus textos estabelecem com essa realidade e a condição feminina representada.

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Publicado

2016-03-07

Como Citar

Neu, D. D., & Rodrigues, I. de O. (2016). História e Sociedade na Lírica de Lara de Lemos. Disciplinarum Scientia | Artes, Letras E Comunicação, 8(1), 137–157. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumALC/article/view/722

Edição

Seção

Artigos