Estratégias de leitura no processo de aquisição de uma língua estrangeira

Autores

  • Simone Peripolli Rossato
  • Eliane de F. Manenti Rangel

Resumo

Nos últimos dez anos, o interesse por parte dos estrangeiros na aprendizagem do Português aumentou significativamente devido ao advento do MERCOSUL, dando ênfase e aumentando a conscientização de que falar somente “Portunhol” ou “Espanhoguês” não basta. Nesta pesquisa, objetiva-se realizar um estudo sobre a leitura e o ensino da Língua Portuguesa para estrangeiros, buscando estratégias de leitura e suporte teórico que favoreçam a compreensão e a aprendizagem da língua-alvo. A metodologia empregada e a fundamentação teórica estão baseadas na leitura de livros relacionados ao ensino de estratégias de leitura do português para estrangeiros, bem como na leitura de artigos que destacam experiências sobre ensino-aprendizagem de língua estrangeira. Os resultados apontam um crescente número de estrangeiros em busca do Português como segunda língua e demonstram que a utilização das estratégias de leitura, como a formulação de hipóteses e o estabelecimento de objetivos podem auxiliar na aprendizagem e na compreensão de uma língua estrangeira.

Downloads

Publicado

2016-03-07

Como Citar

Rossato, S. P., & Rangel, E. de F. M. (2016). Estratégias de leitura no processo de aquisição de uma língua estrangeira. Disciplinarum Scientia | Artes, Letras E Comunicação, 8(1), 117–135. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumALC/article/view/720

Edição

Seção

Artigos