Interlocuções entre comunicação comunitária, inclusão social e digital: o caso da Escola Estadual de Educação Básica Irmão José Otão

Autores

  • Márcio Zanetti Negrini
  • Caroline de Franceschi Brum
  • Taís Steffenello Ghisleni

Resumo

No presente artigo, relata-se a experiência resultante do desenvolvimento de um projeto de extensão em comunicação comunitária, aplicado em uma escola da rede pública estadual na periferia de Santa Maria, RS. Nessa ação, buscou-se promover a comunicação comunitária com a inclusão digital. Permitiu-se, assim, que uma população, à margem dos grupos produtores de opinião e informação, criasse não apenas sua webpage, como também uma identidade no ciberespaço. Desenvolvendo-se, junto a isso, um eficaz mecanismo de comunicação entre a cidade e a comunidade escolar. Objetivou-se, ainda, uma reflexão diante da problemática de um novo fenômeno de exclusão social, decorrente da evolução tecnológica e popularização da internet que, mesmo tendo chegado aos extratos mais baixos da pirâmide social, ainda possui barreiras que não possibilitam um uso otimizado de suas possibilidades.

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Publicado

2016-03-07

Como Citar

Negrini, M. Z., Brum, C. de F., & Ghisleni, T. S. (2016). Interlocuções entre comunicação comunitária, inclusão social e digital: o caso da Escola Estadual de Educação Básica Irmão José Otão. Disciplinarum Scientia | Artes, Letras E Comunicação, 7(1), 85–96. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumALC/article/view/704

Edição

Seção

Artigos