Criação do jornal da sala de aula: uma proposta de trabalho com gêneros textuais

Autores

  • Olívia Martins de Quadros Olmos
  • Valeria Iensen Bortoluzzi

Resumo

Neste artigo, o propósito é apresentar o estudo dos gêneros textuais que ocorrem no ambiente discursivo jornalístico escrito, que embasaram a produção de um jornal da sala de aula. Esse propósito se desdobra em outros mais específicos como: incentivar os alunos à leitura e à produção de textos; proporcionar aos alunos o contato com diferentes gêneros textuais, no caso do presente trabalho, os gêneros do domínio discursivo jornalístico. O trabalho foi realizado no Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac, com 30 alunos da sétima série, turma 75. Os textos produzidos pelos alunos foram a respeito de fatos que ocorreram na cidade de Santa Maria, no país e no mundo. Como resultado do trabalho de leitura e produção de textos jornalísticos, os alunos produziram um jornal que foi distribuído gratuitamente, inclusive com gêneros não trabalhados.

Downloads

Publicado

2016-03-07

Como Citar

Olmos, O. M. de Q., & Bortoluzzi, V. I. (2016). Criação do jornal da sala de aula: uma proposta de trabalho com gêneros textuais. Disciplinarum Scientia | Artes, Letras E Comunicação, 6(1), 167–178. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumALC/article/view/695

Edição

Seção

Artigos